top of page

Bate papo de Inteligência Artificial realiza planejamento de mergulho


Imagem ilustrativa de robô mergulhador, criado para explorar naufrágios


O mergulho autônomo, aquele que o praticante desce com seu suprimento de ar em cilindros metálicos e não depende de qualquer estrutura na superfície, é um esporte que exige uma série de procedimentos e planejamento para ser executado sem maiores riscos.


Dessa forma, os mergulhadores aprendem a fazer os cálculos de quanto tempo podem permanecer em cada profundidade, a quantidade de ar que deve ser levada e até mesmo qual é a melhor mistura gasosa a ser utilizada, já que as porcentagens de cada gás podem ser alteradas.


Não é de hoje que esses cálculos podem ser realizados com auxílio de um computador de mergulho, geralmente em formato que lembram relógios de pulso, essas ferramentas revolucionaram o mundo dos mergulhadores.


Ocorre que, hoje também é possível fazer o cálculo utilizando os sites de conversa com uma Inteligência Artificial. Sim, fizemos o teste com o ChatGPT e os resultados foram satisfatórios, mesmo utilizando misturas gasosas com porcentagens diferentes de oxigênio, mistura gasosa comumente chamada de NITROX.


O teste foi realizado lançando os dados necessários para o cálculo de um planejamento de mergulho repetitivo, ou seja, em que o mergulhador faz mais de um mergulho seguido. O procedimento básico é o mergulhador realizar o primeiro mergulho, voltar para embarcação e enquanto troca seu cilindro também faz um Intervalo de Superfície (IS), que serve para eliminar parte do nitrogênio que foi sendo dissolvido nos tecidos do praticante durante a submersão. O segundo mergulho deve respeitar os parâmetros do primeiro e do IS, já que a eliminação total do nitrogênio demora e sempre temos um valor residual do gás para os próximos mergulhos.


A inteligência artificial foi capaz de calcular com precisão as informações necessárias, o que não gera grande surpresa, já que são cálculos que não exigem grande capacidade de processamento. Mas a forma apresentada é o grande diferencial. O programa apresenta o planejamento de forma escrita e simples, apenas adicionando as informações necessárias. Além disso, é possível que a apresentação dos dados se dê em formato de gráfico, ou, o programa explica de forma didática o passo a passo do planejamento.


A inteligência artificial pode ser uma grande ferramenta nos planejamentos de mergulho, inclusive sendo mais fácil de utilizar, em um primeiro momento, que os computadores de mergulho. Todavia, o computador não deve ser suprimido, já que é uma ferramenta essencial não só para o planejamento, mas também para execução do plano de mergulho. O conhecimento e experiência do mergulhador também devem ser considerados em todo mergulho.


A inteligência artificial, no formato bate papo, é bem vinda e mais uma ferramenta para o mergulho autônomo, que ainda deve ser utilizada com cautela, mas que já demonstra suas vantagens.

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page