top of page

15 habilidades que todo mergulhador deve dominar

O mergulho autônomo não é apenas observar belos corais e nadar ao lado de emocionantes animais marinhos. Há muita habilidade por trás do mergulho eficiente e seguro. Você aprende essas habilidades como parte de seu curso Open Water, mas é importante continuar praticando-as e tornando-se cada vez mais confiante com sua técnica de mergulho.




Aqui estão 15 habilidades que todo mergulhador deve dominar.


1. Habilidades de Máscara

Limpar a água da máscara é uma habilidade essencial que todo mergulhador deve saber. Se a máscara alagar ou a alça da máscara romper debaixo d'água, você precisa saber como manter a calma mesmo com um pouco de água nos olhos. Muitos iniciantes lutam com isso e querem subir imediatamente para a superfície. Nem sempre é seguro ir para a superfície, então aprender a ficar calmo e limpar sua máscara debaixo d'água é uma habilidade que você deve estar confiante em realizar.


2. Verificando o seu sistema de informaçoes sem ser solicitado

Durante o seu curso Open Water, você aprende como verificar seu ar e comunicar quanto resta ao seu companheiro de mergulho ou guia de mergulho. Durante o curso, você será solicitado a fazer isso, mas depois de certificado, é importante adquirir o hábito de verificar seu ar sozinho. Você é responsável por sua própria segurança debaixo d'água, e isso começa com a garantia de que você nunca ficará muito baixo no ar.


3. Equalização dos tímpanos

A equalização é fácil para algumas pessoas, mas para outras pode ser complicada. A principal coisa a lembrar é equalizar com frequência, adquira o hábito de equalizar seus ouvidos muito antes de ocorrer qualquer dor. Se você esperar até que seus ouvidos doam antes de equalizar, você está esperando demais. Sentir dor nos ouvidos debaixo d'água ou forçar demais para equalizar pode levar a um barotrauma no ouvido ou até mesmo a um tímpano estourado. Se sentir dor ou não conseguir limpar os ouvidos, não vá mais fundo, pare onde está, tente novamente ou até mesmo diminua um pouco e tente novamente.


4. Flutuabilidade neutra

Um bom controle de flutuabilidade é o que separa os novatos dos mergulhadores experientes. Um bom controle de flutuabilidade é benéfico por vários motivos; ajuda você a economizar ar, pois não fica sem fôlego de tanto remar, permite que você se aproxime para conferir a vida marinha sem esbarrar nela e prejudicá-la, sem alterar também a visibilidade da água.


5. Entrando na água

Pular na água para um mergulho não é tão simples quanto você pode pensar. Existem algumas etapas envolvidas para entrar na água com segurança e eficiência. Desde o passo gigante até o rolamento para trás, você deve saber qual técnica é mais adequada para o barco ou mergulho de onde está começando. É importante lembrar de segurar a máscara e o regulador no rosto, ter ar suficiente no CE para flutuar quando você atingir a água e segurar o cinto de lastro com firmeza. Você também deve certificar-se de ter realizado todas as verificações de duplas antes de entrar na água e certificar-se de ter tudo o que precisa para o mergulho.


6. Sinais manuais

Os sinais manuais são essenciais ao tentar se comunicar com outros mergulhadores debaixo d'água. Você deve estar confiante perguntando quanto ar outro mergulhador tem, como responder a essa pergunta se alguém lhe perguntar, como perguntar e expressar que você está bem, como dizer aos outros que deseja terminar o mergulho, e é divertido saber os sinais de mão para indicar alguma vida marinha que voce quer sinalizar aos demais mergulhadores.


7. Compartilhamento de ar

Esperamos que você nunca precisará usar essa habilidade, mas é importante conhecer o procedimento para um cenário fora do ar, apenas por precaução. Se você ficar sem ar durante um mergulho, você deve ser capaz de ir com confiança ao seu companheiro e sinalizar "sem ar", pegar o regulador alternativo, colocá-lo na boca, limpá-lo e segurá-lo para fique perto enquanto ambos sobem lentamente e com segurança.



8. Subindo lentamente e realizando uma parada de segurança

As paradas de segurança no final de um mergulho ajudam os mergulhadores a permitir que o excesso de nitrogênio se elimine antes de sair da água. É importante não pular essas paradas de segurança e sempre subir lentamente para evitar o desenvolvimento de doença de descompressão.


9. Entenda as NDLs

Aderir aos NDLs (sem limites de descompressão) também nos ajuda a evitar o desenvolvimento de doença descompressiva. NDLs são um guia para a quantidade de tempo que é seguro para nós permanecermos em uma determinada profundidade. Você pode descobrir seus NDLs usando uma tabela de mergulho, mas a maioria dos mergulhadores agora usa computadores de mergulho que são mais precisos e fáceis de usar. Sempre verifique seu NDLs e não os exceda.


10. Verificações pré-mergulho

Não importa o quão experiente seja um mergulhador, ele sempre deve fazer uma verificação pré-mergulho com seu dupla antes de pular na água. Essas verificações fáceis ajudam você a garantir que não esqueceu nada importante. A verificação deve incluir certificar-se de que o BCD infla e desinfla adequadamente, verificando se os pesos estão colocados e seguros, certificando-se de que todas as fivelas e clipes estejam seguros (incluindo o do tanque), testando os reguladores e certificando-se de que o ar está ligado, e garantir que tudo seja simplificado e que você tenha tudo o que precisa para o mergulho (incluindo câmeras e lanternas, se necessário).


11. Trim - posição do corpo

Pode ser necessário um pouco de prática para aperfeiçoar a posição do corpo e as nadadeiras durante o mergulho. Ao nadar, suas pernas devem estar retas e você não deve dobrar muito os joelhos, seu corpo deve estar na horizontal e os braços devem estar ao lado do corpo ou na frente para permanecerem aerodinâmicos. Existem outras técnicas de nadadeiras que você pode aprender quando ficar mais experiente, como a batida alternada, kick frog, etc.. Você pode até aprender a dar ré com as nadadeiras, habilidade mto util para fotos macro.


12. Respeitar a vida marinha

Não é estritamente uma habilidade, mas uma regra importante a seguir. Respeitar a vida marinha é uma parte essencial do mergulho. Isso inclui não assediar, perseguir ou ferir animais, não chegar muito perto, não chutar corais, não chutar areia, nao tocar no fundo e não pegar nada do oceano ou deixar nada no oceano que não pertença a ele (pontas de cigarro, plástico, etc.)


13. Navegação

Esta é uma habilidade mais avançada que pode ser muito útil depois de se tornar certificado. Aprender a navegar em um mergulho com uma bússola ou usando marcadores visuais pode evitar que você se perca debaixo d'água.


14. Equipamento de limpeza

Aprender a limpar seu equipamento corretamente economizará dinheiro a longo prazo. A água salgada pode corroer os materiais do seu equipamento, impedir que os zíperes abram e fechem, danifique os reguladores, etc. Sempre enxágue o equipamento com água doce e seque tudo bem. Ao armazenar seu equipamento por longos períodos de tempo, certifique-se de que não esteja exposto à luz solar direta, não exposto à umidade e esteja completamente seco para evitar o crescimento de mofo.


15. Ser um bom dupla de mergulho

Você pode ser um bom dupla de mergulho de várias maneiras, desde verificar seu companheiro durante o mergulho, ficar perto dele, tranquilizá-lo se ele estiver nervoso antes de mergulhar e compartilhar fotos e manter contato após o mergulho. Você deve sempre se sentir seguro com seu companheiro de mergulho e certifique-se de que ele também se sinta assim.


Quantas dessas habilidades você domina? comente!




123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page