top of page

Como fazer uma verificação de flutuabilidade adequada


A flutuabilidade adequada é essencial para permanecer seguro debaixo d'água e para mergulhar com facilidade.

Muitos mergulhadores aprendem a fazer uma verificação de flutuabilidade em seu curso Open Water, mas esquecem de colocar essa habilidade em prática depois de serem certificados. Eles adivinham quanto peso podem precisar, mas isso pode levar a problemas quando trocam de roupas de mergulho ou mergulham em águas diferentes.

É bom fazer uma verificação de flutuabilidade ao mergulhar em algum lugar novo ou ao mergulhar com equipamento novo, para garantir um mergulho sem estresse e evitar problemas que uma ponderação inadequada pode trazer.

Então, vamos descobrir como realizar uma verificação de flutuabilidade adequada e por que você deve fazê-lo.


Foto: João Ribeiro

Como descobrir quanto peso você precisa para mergulhar

Para iniciar uma verificação de flutuabilidade, você terá que estimar o que pode precisar para entrar na água e, a partir daí, poderá ajustar conforme necessário.

Uma regra geral para uso de roupas de 5mm é adicionar cerca de dez por cento do seu peso corporal ao seu sistema de peso. Isso lhe dará um bom ponto de partida.

No entanto, alguns fatores farão a diferença em quanto você vai precisar. Por exemplo, mergulhar em água doce ou salgada (você precisará de peso extra para água salgada) e a espessura da sua roupa de mergulho (uma roupa de mergulho de 7 mm é muito mais flutuante do que uma roupa de mergulho de 3 mm e, portanto, precisa de mais peso adicionado para neutralizar a flutuabilidade extra) .

Sistemas de Lastro

Existem diferentes opções para usar seu lastro extra durante o mergulho. Estas são as duas opções mais comuns:

  • Cinto de lastro: Você provavelmente usou um cinto de lastro em seu curso Open Water. É a maneira mais comum de os mergulhadores usarem seus pesos. É um cinto que envolve sua cintura e blocos de chumbo. Ele vem com uma fivela de liberação rápida que pode ser aberta e fechada facilmente, o que facilita os ajustes de peso e a remoção do cinto em caso de emergência.

  • Pesos integrados: Alguns BCDs (dispositivos de controle de flutuabilidade) vêm com bolsos de peso integrados que podem ser inseridos em compartimentos nas laterais. A maioria dos mergulhadores usa blocos de chumbo (os mesmos do cinto) para adicionar peso aos bolsos. Uma vez que os bolsos estejam no lugar, eles podem ser presos e presos para garantir que não caiam. Mas os clipes costumam ser fáceis de soltar para fazer ajustes, ou em caso de emergência.

É bom experimentar as duas maneiras de usar seu peso e decidir qual é mais confortável para você, antes de comprar seu próprio equipamento.



Quando/onde realizar uma verificação de flutuabilidade

No final de um mergulho é o melhor momento para realizar uma verificação de flutuabilidade, quando seu Cilindro está mais vazio. Isso ocorre porque é importante poder ficar debaixo d'água para uma parada de segurança, e estimar seu peso com um tanque cheio pode não fornecer peso suficiente para mantê-lo submerso quando o tanque ficar mais leve. É melhor ter um pouco mais para começar, do que não ter o suficiente no final.

Tente realizar sua verificação de flutuabilidade em águas calmas com pouca ou nenhuma corrente para garantir que não haja estresse.

Efetue a verificação de flutuabilidade sempre que mergulhar com uma roupa de mergulho nova e sempre que mergulhar em águas diferentes. Se você usar um cilindro de tamanho diferente, ou um cilindro feito de um material diferente da última vez que você mergulhou, você precisará realizar uma verificação de flutuabilidade novamente.


Como realizar uma verificação de flutuabilidade adequada

Você se lembrará dessa habilidade do seu Curso em Águas Abertas, mas para refrescar sua memória e garantir que está fazendo isso corretamente, vamos ver como realizar uma verificação de flutuabilidade adequada:

Primeiro, coloque todo o seu equipamento de mergulho, incluindo a quantidade estimada de peso que você acha que vai precisar. Entre na água com um colete completo e certifique-se de que você está muito fundo para poder ficar de pé.

Em seguida, esvazie completamente o colete enquanto o regulador estiver em sua boca e você estiver respirando em um ritmo normal. Quando o colete estiver vazio, você ainda deve estar flutuando na superfície (aproximadamente ao nível dos olhos) enquanto respira normalmente.

Finalmente, expire completamente e você deve afundar na água.

Se você afundar na água enquanto segura uma respiração normal, precisará tirar um pouco de peso e tentar novamente. Se você ainda estiver flutuando ao expirar completamente, precisará adicionar um pouco de peso e tentar novamente.


Por que um bom controle de flutuabilidade é importante

Uma habilidade que faz um grande mergulhador é um bom controle de flutuabilidade. Há muitas razões pelas quais aperfeiçoar sua flutuabilidade é benéfico para você e para aqueles ao seu redor:

  • Visibilidade: Mergulhadores com baixo controle de flutuabilidade geralmente levantam areia ou lodo do fundo, isso cria uma nuvem e afeta a clareza da água. Isso pode dificultar a visão de todas as belas paisagens de um mergulho.

  • O meio ambiente: Nós amamos nossos amigos peixes e não queremos destruir suas casas com nossas nadadeiras ou mãos. O controle deficiente de flutuabilidade pode significar chutar ou bater em corais ou animais debaixo d'água.

  • Segurança: A flutuabilidade deficiente pode levar a emergências de mergulho. Por exemplo, fazer uma subida descontrolada e bater em um barco ou perder uma parada de segurança, separar-se de seu amigo ou grupo de mergulho ou tocar em vida marinha perigosa, como água-viva ou coral de fogo.

  • Maior tempo de fundo: uma boa flutuabilidade pode melhorar a taxa na qual você consome seu ar. Isso ocorre porque você não está expelindo tanta energia de chutar e remar e, portanto, não solta o ar tão facilmente.





Um bom controle de flutuabilidade é benéfico por muitas razões. Se você deseja melhorar sua flutuabilidade, pense em fazer uma especialização em Perfect Buoyancy , onde você aprenderá técnicas e habilidades avançadas de flutuabilidade para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de seus mergulhos.

548 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page