top of page

Melhor trabalho de todos os tempos? Como é realmente ser um instrutor de mergulho.

Você está entediado do trabalho e procurando uma aventura?

Se você ama os oceanos, pode ter pensado em se tornar um instrutor de mergulho. Explorar os melhores pontos de mergulho do mundo e ainda ser pago para isso....Mas você já pensou no que mais essa carreira envolve?

A maioria das pessoas pensa que é fácil e o melhor trabalho de todos os tempos, mas há mais do que aparenta.

Inspire-se e prepare-se para a carreira dos seus sonhos com nossa visão dos prós e contras de trabalhar como instrutor de mergulho. Tornar-se um profissional de Mergulhos é sem duvida a melhor decisão que você vai tomar.


Por que trabalhar como instrutor de mergulho é incrível.

1. Passe algum tempo na água todos os dias.

Se você gosta de estar na água, ser instrutor de mergulho é um dos melhores trabalhos do mundo. Você passa horas nos oceanos, rios e lagos do mundo, explorando as muitas maravilhas do mundo subaquático.


Melhor ainda, você pode compartilhar seus mergulhos e seu dia de trabalho com pessoas tão apaixonadas por estar na água quanto você.


2. Conheça seus locais de mergulho favoritos.

Ser um instrutor de mergulho é uma maneira fantástica de viver um estilo de vida centrado no oceano e realmente conhecer os locais de mergulho que você ama.

Quando você passa tanto tempo na água, você encontra novos locais de mergulho, revisita seus favoritos e se familiariza com as mudanças das estações dos oceanos.

Se você trabalhar em um lugar por tempo suficiente, saberá as épocas para contemplação da vida marinha, as mudanças sutis a serem observadas e onde ir para os melhores mergulhos durante todo o ano.

Tudo isso tornará seus mergulhos e os mergulhos de seus alunos ainda mais gratificantes.


3. Mudar a vida das pessoas.

Respirar pela primeira vez debaixo d'água é um momento inesquecível e o início de uma nova aventura que dura a vida toda. É um privilégio testemunhar esse momento e ajudar outras pessoas a descobrir a magia do mergulho.

Como instrutor de mergulho, você ensinará as pessoas a se tornarem mergulhadores confiantes e capazes e os ajudará a superar seus desafios para obter sua certificação de Mergulho.


Você também trabalhará com mergulhadores experientes em busca de seu próximo desafio, que sem dúvida compartilharão suas experiências e dicas para tornar você e eles melhores mergulhadores.

Nem todo mundo acha o mergulho fácil, independentemente do nível de experiência, e o apoio e entusiasmo que você traz ao seu trabalho mudam a vida das pessoas para melhor – incluindo a sua.

Além disso, você apresentará pessoas de todas as idades a um mundo totalmente novo que elas nunca viram antes. Onde mais você pode obter esse tipo de satisfação no trabalho?


4. Viva em alguns dos lugares mais bonitos do mundo.

Você pode viajar e trabalhar como instrutor de mergulho em praticamente qualquer lugar do mundo. A maioria das pessoas pensa que os profissionais de mergulho trabalham em resorts de praia ensolarados - e muitos deles fazem!

Mas se esse não é o seu estilo, não tem problema.


Você pode trabalhar com mergulho de agua doce, rios e lagos cristalinos à sombra de cidades movimentadas, como é o caso de nosso Centro de Mergulho PRO DIVER que atua em diversas regiões do estado do Paraná desenvolvendo mergulhadores e profissionais de mergulho no interior do Estado. As opções são infinitas.



5. Construa uma carreira adaptada às suas paixões de mergulho.

Se você gosta de mergulhar em recifes de corais, naufrágio, gelo, profundidade, Extended Range (mergulho tecnico) ou algum outro tipo de mergulho, você pode transformar essa paixão (ou paixões) em um caminho de carreira de sucesso.

Você pode adaptar sua carreira ao longo dos anos, para que nunca fique monótona, e siga seus interesses à medida que se torna um instrutor de mergulho experiente.

A SSI tem mais de 70 cursos digitais em mais de 40 idiomas para ajudá-lo a construir uma carreira de mergulho que funcione para você.


6. Contribuir para a conservação marinha.

Como diz o ditado, conservamos o que amamos. Todos os mergulhadores amam os oceanos, rios e lagos, um dos maiores benefícios de se tornar um profissional de mergulho, é que você pode ajudar a proteger os oceanos de danos todos os dias.



Você pode ensinar as pessoas sobre a conservação dos oceanos e explicar como ser um mergulhador responsável, e ser protagonista em nosso Cleanupday do Rio Paraná, o evento Rio Livre


Você pode compartilhar informações sobre protetores solares seguros para recifes e equipamentos de mergulho sustentáveis, trabalhar em projetos de conservação marinha e liderar mergulhos de limpeza.


7. Trabalhe com pessoas que pensam como você.

Na maioria das vezes, as pessoas ao redor do mundo vão para o trabalho, abaixam a cabeça, marcam suas listas de tarefas e depois vão para casa para 'começar a viver'. Mas a vida não precisa ser assim.

Quando você se tornar um instrutor de mergulho, estará cercado por pessoas que compartilham sua paixão e estão tão comprometidas com o mergulho quanto você.

Tanto seus colegas quanto seus clientes terão os mesmos prazeres que você de estar debaixo d'água e experimentar esses momentos épicos da vida marinha juntos.

Resumindo, seu trabalho não será mais algo que você faz apenas para pagar as contas.

Será uma escolha de estilo de vida que gira em torno do que mais importa para você e nos lugares que você deseja explorar.


8. Seja pago para fazer o que você ama.

Qual é a melhor parte de trabalhar como instrutor de mergulho? Que você é pago para fazer tudo isso.

Como bônus, muitos dos lugares onde os instrutores de mergulho trabalham não são lugares caros para se viver. Você também estará tão ocupado se divertindo debaixo d'água que esquecerá os luxos desnecessários e economizará a maior parte do seu salário de qualquer maneira.

Tudo isso torna possível viver uma vida simples e feliz, mergulhando e viajando pelo mundo.


Coisas para estar ciente quando você se tornar um instrutor de mergulho.

1. Você precisa estar relativamente em forma e saudável.

O mergulho é para todos e, apesar dos equívocos comuns, você não precisa ser um atleta super-apto para se tornar um instrutor de mergulho. Mas você precisa ter um nível básico de condicionamento físico para estar seguro na água e evitar lesões.

Você estará levantando tanques pesados, colocando e removendo muitos equipamentos de mergulho e mergulhando muito. Tudo isso cansa!

Quanto mais você fizer para se preparar para isso, mais feliz ficará no final de seus dias de trabalho – em vez de ficar deitado na cama ferido e exausto.

Certifique-se de que você está em forma, alongando e fortalecendo seus músculos. E certifique-se de incluir bastante descanso e recuperação em seus dias de folga.


2. O enjoo pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo com instrutores de mergulho experientes.

Mesmo que você não seja propenso a enjoo, ele pode surgir do nada. Em uma temporada, você está bem e não tem problemas em dar briefings de mergulho com base em barcos. Mas na próxima temporada você mal consegue terminar seus briefings antes de precisar 'tomar um pouco de ar fresco'.

Felizmente, este é um problema fácil de resolver. Sim, você pode conversar com seu médico sobre medicamentos adequados para mergulhadores.

Dado que você mergulhará com frequência, vale a pena fazer algum trabalho de preparação para evitar enjoo:

  • Evite álcool e refeições pesadas no dia anterior ao mergulho.

  • Tome comprimidos de gengibre em dias difíceis.

  • Beba bastante água todos os dias.

  • Coma uma pequena quantidade de alimentos de fácil digestão antes de mergulhar.

  • Dê seus briefings de mergulho em algum lugar estável, como o centro do barco.

  • Organize seu equipamento de mergulho antes de sair do cais.

3. Você não ganhará uma fortuna.

Este é verdade e também não é verdade. A maioria dos instrutores de mergulho não ganha uma fortuna, mas ganha o suficiente para ganhar a vida.

Se você quiser (ou precisar) ganhar mais como profissional de mergulho, pode fazê-lo. Você só precisa ser criativo e trazer à tona seu lado empreendedor.

Há muitas pessoas que ganham a vida administrando seus próprios negócios de mergulho com vários fluxos de renda.

Alguns deles trabalham em tempo integral como profissionais de mergulho, enquanto outros trabalham meio período como mergulhadores e têm um segundo emprego ou fluxo(s) de renda passiva.


4. É um trabalho árduo.

Qualquer instrutor de mergulho lhe dirá que é um trabalho árduo fazer seu trabalho. Sim, parece fácil e divertido, e muitos instrutores dizem que deve ser 'como estar de férias o tempo todo'. Não é.

Você trabalha longas horas, às vezes seis dias por semana, e muitas vezes nos fins de semana.

Você recebe acréscimos de última hora em seus cursos, faltas inesperadas de pessoal que precisa cobrir e clientes que se esquecem de acompanhá-lo durante seus mergulhos guiados.

Tudo isso requer esforço de sua parte para garantir que cada dia corra bem e seus clientes tenham a experiência de mergulho dos sonhos pela qual pagaram.

Você precisará de resistência, paciência e um sorriso acolhedor, mesmo quando estiver cansado.

Mas se isso é natural para você, não há trabalho igual! Cada dia é único, sempre há motivos para sorrir, e você voltará para casa satisfeito mesmo depois dos dias difíceis.

Enquanto outras pessoas se sentam em seus escritórios, fazendo das 9 às 5, você estará vivendo sua melhor vida e explorando o mundo.

Então, o que você está esperando?

Entre em contato conosco e venha se tornar um profissional de mergulho.


Por Fabio A. Sant Ana - Instrutor Trainer SSI #90350



Copyright 2022 PRODIVER® | Todos os Direitos Reservados





472 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page